segunda-feira, outubro 17, 2005

Salsichas alemãs e biclas holandesas

Como pessoa viajada que sou (sou mesmo muito fixe, diria mais, mas isso não vem agora ao caso!) já reparei, como toda a gente já reparou de certeza, que há sempre qualquer característica ou hábito do povo visitado que nos marca mais. Nos casos que eu conheço, as bicicletas holandesas, a grande variedade de tipos diferentes de salsichas alemãs e a estranha língua do povo madeirense (dessa grande nação que é a Madeira, para quem não conhece, há já bastantes vôos directos para esse paraíso habitado por uma gente estranha! Recomendo vivamente!). Fiquei então a pensar qual seria a característica que ficaria na cabeça dos milhões de turistas que passam por Portugal todos os anos. E fiquei um bocado assustado! Não é certamente o galo de Barcelos que o Ministério do turismo quer fazer passar, e praias há em muitos sítios, não será isso que distinguirá Portugal de tantos outros sítios. Gostava de pensar que era a gastronomia, e julgo que em parte, até não estará muito longe da verdade. Mas, então, porque é que a nossa gastronomia não tem muito sucesso lá fora? Não há assim muitos restaurantes portugueses em muitos lados (corrigam-me se estou enganado) a não ser que estejam localizados em zonas com uma comunidade portuguesa forte, e onde a maioria dos clientes serão portugueses. Mas estou a começar a divagar.
Como hoje estou numa de concursos, abro aqui mais um: Qual será então a característica mais típica dos portugueses, que fica na cabeça dos turistas estrangeiros?

2 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Os bigodes?... Tanto masculinos como femininos.

ZP disse...

Cuspir no chão, arrotar na rua, lixo em cada esquina... Acho que dava p continuar s para p umas quantas linhas! M pelo lado positivo tb temos transportes publicos c vias so p eles (e se n tiverem inventam) e muita gente amigavel na rua! Principalmente os mendigos...

São algumas fotografias do nosso portugal!